quarta-feira, outubro 11, 2006

Espaço Entrevista (I) - Renato Samuel Lóio

Renato Samuel da Silva Lóio
27/01/1989 – 17 Anos
Clubes Representados: CP Esgueira
Anos de Prática:10
Internacionalizações: 19


Samuel és uma das surpresas deste início de época no basquetebol aveirense, e muito se tem falado sobre ti. Como chegaste à modalidade e como te caracterizas enquanto pessoa e enquanto jogador.

Quem me levou para o basquetebol foi a minha irmã porque na altura jogava no CPE, e eu fui, gostei e fiquei! Enquanto pessoa acho que sou determinado, ambicioso e aplicado. Enquanto jogador acho que tenho uma boa visão de jogo, sou rápido e gosto de defender.

Enquanto jogador quais são as tuas referências, quais os jogadores que mais admiras?

Não sei se tenho um jogador que me sirva de referência, mas gosto de ver o Nuno Manarte e o Steve Nash a jogar! Mas para mim sem dúvida que o melhor jogador que já vi jogar foi o Jordan.


Na época passada passaste de uma equipa de cadetes para a Proliga, apesar de pouco utilizado foi um salto significativo. Como recebeste essa notícia, e como sentiste essa mudança?

Eu recebi a notícia no primeiro treino de juniores b da época, foi-me dada pelo professor Carlos Gouveia e fiquei naturalmente muito satisfeito e também algo surpreendido. No princípio não foi fácil adaptar-me devido à diferença de “poderio” físico entre os meus colegas e eu, mas já me habituei e contrario essa diferença com as minhas “armas”.


A tua prestação, tal como a da selecção nacional, no Campeonato da Europa na Bulgária foi surpreendente. Acreditas que terá sido um factor decisivo para a tua ascensão no clube?

Eu penso que não, porque acho que ninguém soube disso! Não me lembro de alguém do clube (dirigentes e treinadores) me ter dado os parabéns nem qualquer reconhecimento. Se hoje estou na equipa sénior é pelo que fiz no clube e não pelo que fiz na selecção, mas claro que o que fiz na selecção me ajudou a evoluir enquanto jogador.


Actualmente ainda és júnior B (sub 18), como te sentes ao ser o base principal do vice-campeão da Proliga, à frente de atletas mais velhos e com experiência na Liga Profissional?

Para além da grande responsabilidade sinto um grande orgulho. Mas penso que devido a ter só 17 anos tenho alguma margem de erro, com o decorrer dos jogos sinto mais confiança e naturalmente os erros vão diminuir.


O facto de seres um jovem de 17 anos numa equipa sénior como a do CP Esgueira acarreta imensas responsabilidades, tens tido o apoio necessário?

Sim, principalmente por parte dos jogadores mais experientes, mas também por parte dos treinadores.


Sentes-te uma referência do Clube, um exemplo para os atletas da formação do clube?

Não, referências no CPE para os atletas de formação são o Jomané e o Cláudio Sardo que também são atletas da casa e conseguiram jogar basquetebol ao mais alto nível no basquetebol português. Espero que um dia tenha o mesmo valor no clube que eles têm e que aí sim seja uma referência para os jogadores mais jovens.


Além de estares a competir a alto nível conseguiste entrar no ensino superior, no Curso de Fisioterapia na Universidade de Aveiro. Os estudos são algo que não queres descurar, tem sido fácil conciliar o basquetebol e o estudo?

Sem dúvida que quero acabar o curso de Fisioterapia, mas também quero ser jogador profissional de basquetebol. E desde que haja força de vontade e algum empenho é possível conciliar as duas coisas. Até este momento tenho conseguido…

Quais os treinadores que mais te marcaram?


Foram o Carlos Bio (CPE) e o professor Augusto Araújo e o professor Rui Resende (CNT Paulo Pinto e Selecção Nacional sub-16).


E qual o melhor momento que tiveste no basquetebol?

O melhor momento foi sem dúvida ter sido vice-campeão europeu!


Aos 17 anos no cinco inicial do vice-campeão nacional da Proliga, onde esperas chegar?

Espero chegar a uma equipa da Liga TMN (se a liga ainda existir!) e se possível jogar numa equipa competitiva no estrangeiro.


Um sonho?

NBA…

9 Comments:

At 11 outubro, 2006 18:52, Anonymous Anónimo said...

Metam os olhos no rapaz... Este rapaz vai dar muitos frutos!

 
At 11 outubro, 2006 18:59, Anonymous Anónimo said...

:)
boa primo!!
felicidades!
marta

 
At 12 outubro, 2006 02:47, Anonymous Anónimo said...

parabens pela entrevista!!
realmente um miudo com 17 anos e muito valor!!
mais um jogador formando em esgueira!!

felicidades ao blog!!

ines peres

 
At 12 outubro, 2006 15:33, Anonymous Anónimo said...

Parabéns ao autor do blog pela atenção que mostra ter na escolha do Samuel para esta entrevista.

Já há 3 anos (1ª vez que joguei "com" ele) que digo que este "puto" vai ser o melhor que esta cidade e este país já viram.
Quanto ao resto, só não chega lá se não tentar...
E não sou do Esgueira. Mas gosto de ver tratar assim a bola, o jogo e os amigos.
Ah! E faço votos de que sejas Campeão Nacional Universitário já este ano...;-)

Aquele abraço e boa sorte, miúdo.

Fanã

 
At 12 outubro, 2006 21:36, Anonymous Anónimo said...

Não sei bem que frutos vai dar, mas que o rapaz tem valor tem!!...até que enfim que alguem dá valor a quem o tem...e ainda bem que o tema de conversa não seja as "americanices" habituais.

Vai em frente...FORÇA!!!

LILI

 
At 13 outubro, 2006 01:09, Anonymous Anónimo said...

Sem dúvida um grande jogador, e um grande miudo.

(Penso que a Ana Regala está no mesmo patamar que o Samuel, mas claro, nos escaloes femininos, e sem duvida que sao os melhores frutos da formaçao(recente))

Felicidades e Boa sorte em tudo Samuel.

Tiago

 
At 17 outubro, 2006 19:27, Anonymous Anónimo said...

Parabens!

Acho que mereces chegar longe, tens valor no que fazes.
Es uma referencia para todos os atletas da tua idade, e nao so.. muitos te invejam por estares onde estás e teres estado onde estiveste.

Joana Godinho

 
At 02 novembro, 2006 12:02, Anonymous Anónimo said...

um grande base nacional com muita força de vontade, muita dedicação e um ponto muito forte na sua progressão: a sua familia!!!
Parabens Samuel! eu estarei sempre do teu lado!!
Claudio Gomes

 
At 24 novembro, 2006 00:41, Anonymous Anónimo said...

começa a passar mais vezes a bola! agarrado....n me refiro a seniores!

 

Enviar um comentário

<< Home